quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fala sério cara! Eu sempre soube de onde minha mami havia tirado o meu nome, mas fiquei super feliz quando vi que existe um romance intitulado dele. Então não podia ficar quieta e resolvi gritar pro mundo, talvez niguém veja isso enquanto ainda é fantástico pra mim, mas quem sabe antes de eu gastar toda a minha fortuna não existente e não herdada como a "tia Gabrielle" fez! Segue ai pra vocês o resumo do livro.

Em busca de Gabrielle

Uma história verdadeira, de romance, paixão e drama

Muita gente tem uma tia-velha estranha, de quem se contam histórias na família; a “tia Gabriela” me parecia ser essa tia de meu marido, dita “podre de rica” e bem louquinha. Sobre essa tia-avó escutei muitos casos desde que entrei para a família, no início dos anos 1970: teria sido casada com o dono da fábrica de cervejas Brahma de quem herdara inúmeras ações, fizera um testamento que legava sua imensa fortuna internacional para fundar uma associação que não deixasse mais que os maridos mandassem em suas mulheres, seu segundo marido tentara assassiná-la e depois se suicidara e ela tentara assassinar um Primeiro Ministro francês.

Escrita com paixão e rigor, embalada em texto ágil e saboroso, Em busca de Gabrielle revela uma personagem complexa, cuja história foi a um só tempo romance, tragédia e drama. Gabrielle circulou pela sociedade carioca e paulistana, pela Europa, Estados Unidos e América do Sul, em vida movimentada na qual administrou como bem queria sua imensa fortuna. Mas pagou preço alto pela independência. Misto de história social e biografia, o resultado é um livro fascinante que se lê com a sofreguidão dos bons romances policiais. Para não empanar o prazer da leitura, convido o leitor à descoberta dos enigmas e das intrigas dessa bem-tramada busca.

Sobre o autor: Vavy Pacheco Borges é historiadora do Departamento de História da Unicamp. Publicou Getúlio Vargas e a oligarquia Paulista (Brasiliense, 1979), O que é História (Brasiliense, editado de 1980 a 2005), Tenentismo e Revolução Brasileira (Brasiliense, 1992.

x.o.x.o.